
“É necessário sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não sairmos de nós.”
“[…] aqui está como as pessoas se enganam nos sentidos do olhar, sobretudo ao princípio.”
O Conto da Ilha Desconhecida – José Saramago
Conto espetacular do grandioso José Saramago. Uma história de coragem, ousadia e determinação. Conto de leitura leve e dinâmica e cujo desfecho é simplesmente genial.

“Essas promessas são só para as gaivotas que aceitam o vulgar. Quem conseguiu chegar à excelência da sua aprendizagem não tem necessidade desse tipo de promessa”
“Fernão Gaivota descobriu que o tédio, o medo e a ira são as razões por que a vida de uma gaivota é tão curta, e, sem isso a perturbar-lhe o pensamento, viveu de fato uma vida longa e feliz.”
“Você tem menos medo de aprender do que qualquer outra gaivota que conheci em dez mil anos”
A História de Fernão Capelo Gaivota – Richard Bach
Esse livro fala sobre vencer medos e romper estrutura ditas imutáveis. Tudo isso embebido numa história sobre a liberdade e voos para além dos limites físicos.

“Passado dois meses de tantas histórias, comecei a pensar no sentido da solidão. Um estado interior que não depende da distância nem do isolamento, um vazio que invade as pessoas e que a simples companhia ou presença humana não podem preencher, solidão foi a única coisa que eu não senti, depois de partir. Nunca. Em momento algum. Estava, sim, atacado de uma voraz saudade. De tudo e de todos, de coisas e pessoas que há muito tempo não via. Mas a saudade às vezes faz bem ao coração. Valoriza os sentimentos, acende as esperanças e apaga as distâncias. Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudade, mas não estará só”
Cem Dias Entre Céu e Mar – Amyr Klink
Esse foi o primeiro livro que li que despertou aquela luz interna da vontade de velejar. Chama atenção o nível de planejamento do Amyr para a travessia e a felicidade que ele via nas menores coisas durante a travessia. Um verdadeiro culto à vida frugal.